O que é Fisioterapia Esportiva?

A fisioterapia esportiva é uma área da fisioterapia convencional focada na recuperação de atletas e de praticantes de exercícios físicos em modalidades esportivas. O objetivo é prevenir e tratar as lesões causadas pelo desgaste excessivo das articulações e do tecido muscular.

  

Além disso, o intuito do fisioterapeuta é proporcionar retorno do indivíduo ao esporte em menor prazo. Por meio do diagnóstico cinético funcional e dos exames pertinentes ao caso clínico do paciente, é possível instituir métodos fisioterapêuticos específicos e acompanhar a evolução do tratamento.

  

O fisioterapeuta desportista prepara os atletas para competições, previne lesões e dores em pessoas que praticam atividades físicas e recupera as contusões ocasionadas pelo esporte. Fisioterapia Desportiva atua também no auxilio da prevenção do retorno das lesões e outras contusões decorrentes delas, tais como luxações, lesões em ligamentos, tendinites, entorse e fraturas.

  
Os tratamentos realizados na fisioterapia desportiva

O foco do tratamento da fisioterapia desportiva é a recuperação do paciente. Para atingir esse objetivo, o tratamento é realizado por meio de vários recursos dependendo do quadro do atleta. Dentre eles encontram-se:

  

  • Terapia manual
  • Treino funcional
  • Eletroterapia
  • Massoterapia
  • Eletromiografia
  • Biofeedback de EMG
  • Bandagens funcionais
  • Estabilização segmentar.
  

Vale reforçar que os recursos empregados são definidos de acordo com o local e o tipo de lesão, assim como as necessidades do paciente, em razão da modalidade esportiva que ele pratica. Desta fora, para que o tratamento seja bem-sucedido, ele é elaborado para atender as necessidades específicas de cada pessoa.

  

Para isso, são analisadas suas deficiências e também consideradas as suas funcionalidades, trabalhando assim, as regiões do corpo que são mais exigidas pelo esporte que ela pratica e necessita de desenvolvimento.

  

Desse modo, o fisioterapeuta precisa entender que cada esporte possui determinado impacto no corpo. Atividades como vôlei, futebol e basquete, por exemplo, costumam desencadear problemas nos ombros, quadril e tornozelo.

  

Se não tratados, essas pequenas dores e lesões podem evoluir para quadros mais graves, como endinopatias, bursites, artrites etc. Portanto, cabe ao profissional avaliar a postura do atleta durante os exercícios físicos, bem como os seus sintomas clínicos: dores nas articulações, queimações, estalos nos ombros, pisada torta, viradas de pé constantes, formigamentos e outros sinais.

Compartilhe em suas Redes