Paralisia Facial

A paralisia facial é caracterizada pela perda do movimento voluntário nos músculos e nervos do seu rosto. Pacientes afetados por esta condição, não conseguem movimentar suas sobrancelhas, lábios ou outros músculos da face. A paralisia facial pode interferir não só na qualidade de vida do paciente, mas também na fala, deglutição, o que pode prejudicar a autoestima e a autoconfiança.

  

A paralisia facial possui diversas causas, como a paralisia de Bell, um tipo de paralisia súbita causada por vírus ou sem causa aparente. No entanto, há danos por lacerações, fraturas do crânio, tumores cerebrais ou tumores das glândulas salivares, cirurgia usada para tratar tumores, radiação usada no tratamento de tumores e AVC.

  

Em Fisioterapia, não existem “receitas”, mas sim linhas de conduta a seguir, ou seja, o tratamento deve ser adequado a cada paciente, e ao estado em que se encontra, pois cada caso é um caso único e singular, e devido ás diferenças existentes entre os indivíduos (desde diferenças anatômicas, fisiológicas, biomecânicas, etc.) o mesmo tratamento pode não ter o mesmo resultado em pacientes diferentes.