
OTENDÃO DE AQUILES
tendão de calcâneo, popularmente conhecido como tendão de Aquiles, é o maior e mais forte tendão do corpo humano. Mesmo assim, está sujeito a lesões e rupturas. Por se estender do calcanhar à panturrilha, uma área bastante exigida na atividade física, acidentes são comuns principalmente entre os chamados atletas de fim de semana.
A incidência desse tipo de lesão é de 31 casos para cada 10 mil pessoas por ano. Quanto mais cedo é iniciado o tratamento, maiores são as chances de recuperação total do tecido, mas o processo é invariavelmente dolorido e longo.
Conheça as principais causas das lesões no tendão de Aquiles, suas alternativas terapêuticas e entenda o papel da fisioterapia na reabilitação.
O número de incidência desse tipo de lesão é de 31 casos para cada 10 mil pessoas por ano. Quanto mais cedo é iniciado o tratamento, maiores são as chances de recuperação total do tecido, mas o processo é invariavelmente dolorido e longo.
As lesões no tendão calcâneo estão associadas principalmente à prática de exercícios intensos e repetitivos, ao envelhecimento, ao estresse e à falta de preparo físico.
Com o diagnóstico estabelecido (teste de Thompson ou Matles), deve-se suspender imediatamente qualquer atividade física, iniciar o uso de anti-inflamatórios não esteroides.É através da fisioterapia que o paciente irá restaurar a amplitude de movimento do tornozelo, fortalecer a musculatura das panturrilhas e recuperar a sua mobilidade.
A intensificação das atividades deve acontecer de acordo com a evolução natural do quadro. Após as sessões, o ideal é aplicar compressas de gelo ou ultrassom.